top of page

Fitocanabinoides no tratamento do transtorno do espectro autista (TEA)

TEA ou Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento atípico, no qual os pacientes apresentam de forma geral dificuldades na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, dificuldade em manter o contato visual, apego as rotinas e interesse intenso em coisas específicas.

O diagnóstico normalmente consegue ser estabelecido entre os 2 e 3 anos de idade, sendo a maior prevalência no sexo masculino. Obtendo um diagnóstico precoce e o tratamento medicamentoso correto associado ao tratamento terapêutico (multidisciplinar) muitas evoluções são observadas a longo prazo, porém os medicamentos disponíveis para o tratamento do TEA ainda não demonstram bons resultados, além de apresentarem muito efeitos colaterais.

Alguns casos de TEA também estão associados com crises de epilepsias, o que pode agravar o quadro. Muitas das crianças que tratavam a epilepsia com medicamentos à base de Cannabis também começaram a apresentar melhoras nos sintomas associados ao TEA. Desde então, muitos neurologistas têm cada vez mais considerado o tratamento com a Cannabis Medicinal em pacientes com TEA.

Um estudo publicado em 2019 (FLEURY-TEIXEIRA et al., 2019) avaliou 4 sintomas relacionados ao TEA, no qual demonstrou que o tratamento com a Cannabis Medicinal melhorou em 67,7% dos pacientes no quesito de autolesão e ataques de raiva, 71,4% melhoraram em relação a transtornos do sono, 68,4% melhoraram na hiperatividade e 41,1% melhoraram nos sintomas de ansiedade.

Esses resultados e muitos relatos de casos foram obtidos utilizando um óleo à base de Cannabis da qualidade Full Spectrum, no qual são óleos que possuem todos os componentes da planta da Cannabis como os fitocanabinoides, terpenos e flavonoides, apresentando melhores resultados quando comparados ao óleo de Canabidiol (CBD) isolado. Isso se deve ao efeito comitiva ou “efeito entourage” do óleo Full Spectrum, no qual todos os componentes da planta interagem entre si no organismo possibilitando um melhor efeito terapêutico.

Respeitando a necessidade do mercado e somando as questões terapêuticas de alguns fitocanabinoides, a equipe técnica da Vita Viridi criou alternativas de diferentes óleos para atender pontos de especificidade do TEA. São eles:

1Drop 1500 mg – um óleo de qualidade Full Spectrum que apresenta 50mg/mL de CBD, outros fitocanabinoides e compostos encontrados naturalmente na planta da Cannabis. Importante ressaltar que o produto apresenta menos que 0,3% de D9-THC (Delta 9-Tetrahidrocanabinol-compostos psicoativo da planta) *

*valor permitido pela ANVISA.

1Drop 6000 mg – um óleo de qualidade Full Spectrum que apresenta 200mg/mL de CBD, outros fitocanabinoides e compostos encontrados naturalmente na planta da Cannabis. Também possui menos que 0,3% de D9-THC.

1Drop Gomas 1500 mg – balas de goma com diferentes sabores e cores na qualidade Full Spectrum que apresentam 50mg/goma de CBD e menos que 0,3% de D9-THC.

LIBERI 1800 mg – um óleo da qualidade Full Spectrum que apresenta 50mg/mL de CBD, enriquecido com 10mg/mL de D8-THC e menos de 0,3% de D9-THC. Este óleo apresenta ótimos resultados em pacientes com TEA com base na experiência de neuropediatras.

Kannabidioil 1800 mg (D8-THC e Vitamina D) – um óleo da qualidade Full Spectrum que apresenta 50mg/mL de CBD, enriquecido com 10mg/mL de D8-THC, 500UI de Vitamina D e menos de 0,3% de D9-THC.

Kannabidioil 1800 mg (CBN e Melatonina) – um óleo da qualidade Full Spectrum que apresenta 50mg/mL de CBD, enriquecido com 10mg/mL de Canabinol (CBN), 3mg/mL de Melatonina e menos de 0,3% de D9-THC.

Todos nossos produtos são de altíssima qualidade e com todos os certificados de análise, o que traz maior segurança ao médico e a família. Lembrando que é necessário sempre consultar um médico antes de realizar qualquer tratamento com medicamentos à base de Cannabis, pois os casos nunca são iguais apresentando diferentes níveis do TEA, quadros clínicos e comorbidades. O tratamento com a Cannabis é sempre individual e personalizado, o que vai diferenciar no tipo e composição do óleo assim como a dose a ser prescrita. Consulte um médico prescritor!





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page